Histórico

A paróquia Jesus Bom Samaritano foi criada no dia 02 de abril de 2000, em uma celebração presidida pelo então arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico.Desmembrada da paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio, no conjunto Satélite, que na época atendia 27 capelas, a paróquia Jesus Bom Samaritano veio suprir as necessidades das comunidades dos bairros do Tapanã, Parque Verde e Pratinha. Desde 1998 Dom Vicente Zico e Dom Carlos Verzeletti, sentiram a necessidade de criar uma nova paróquia nesta área da Arquidiocese de Belém. Após vários pedidos desses pastores por padres missionários de dioceses do Brasil e do exterior, o Cardeal Arcepisbo de Brasília, Dom José Freire Falcão, cedeu à disposição da paróquia o padre arquidiocesano missionário José Antônio Tejada.
Tornando-se o primeiro pároco da Jesus Bom Samaritano, Pe. Tejada é natural de Iporã, Estado do Paraná. Foi ordenado em 1999, em Brasília, com formação filosófica e teológica no Seminário Arquidiocesano Remdemptoris Mater. Seminaristas intinerantes também caminharam na paróquia durante esse tempo.No ano 2000, o italiano Pasquale ajudou na formação da paróquia. Em 2002 foi a vez de Jetson Pareira assumir os trabalhos junto ao Pe. Tejada. Em 2004, o peruano Juan Raul trabalhou na paróquia, depois, o espanhol Jorge Enguidanos passou dois anos em missão. E o jovem Fernando também acompanhou os trabalhos da paróquia. Todos do Seminário Remdemptoris Mater, de Brasília.
Matriz - A paróquia Jesus Bom Samaritano conta com a presença significativa de fiéis que se dispoem a ajudar nos trabalhos da igreja e na obras de construção da Matriz. Desde abril de 2002 as obras da Matriz estão em andamento. A construção é totalmente financiada por doações dos paroquianos e das rendas adquiridas nos eventos da paróquia (festividades, jantares, rifas, campanhas). A igreja foi dedicada por Dom Orani Tempesta, no dia 15 de agosto de 2007.
Fotos: